Emagrecer não deve ser prioridade durante a gravidez

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/emagrecer-nao-deve-ser-prioridade-durante-gravidez-alertam-especialistas-19226134.html?topico=deborah-secco

Emagrecer não deve ser a prioridade durante gravidez, alertam especialistas

A boa forma da atriz Deborah Secco logo após o parto da filha Maria Flor, em dezembro, surpreendeu os fãs, e o assunto voltou à tona esta semana, após a atriz conceder entrevista à revista “Glamour” dizendo que fez dieta e jejuns de até 23 horas para emagrecer. Em nota, ela esclareceu, entretanto, que durante a gestação, não se preocupou em fazer regime e só fez jejum depois do parto.

A preocupação com o aumento do peso precisa mesmo ficar de lado durante a gravidez, quando as atenções devem ser voltadas para a saúde do bebê, dizem especialistas. Mudanças nos hábitos alimentares para emagrecimento devem ser feitas após o nascimento. Mesmo assim, com acompanhamento de profissionais e sem restrições que possam interferir na amamentação.

A nutricionista Sonja Salles explica que, no período da gestação, a orientação é para que as futuras mamães comam com mais frequência. O próprio organismo provoca reações, como enjoos e mal-estar, em caso de jejuns prolongados. Para quem não quer comer muito nem engordar demais, ela ainda dá uma dica para controlar a fome excessiva que pode ser provocada pela ansiedade, por exemplo:

— Estabelecer horários específicos para comer é bacana e funciona como uma educação para o organismo, criando uma rotina. Assim, se a fome aparecer fora de hora, é possível controlar e resistir, sabendo que você já está programada para comer.

Segundo a nutricionista Vânia Barberan, é esperado que uma mulher com Índice de Massa Corporal (IMC) normal engorde de 10kg a 12kg durante a gravidez. Só não deve ganhar mais peso uma mulher que já tem sobrepeso, e em alguns casos é possível até que ela emagreça, porque, segundo os especialistas, há uma mudança no metabolismo da mulher que provoca um gasto maior de energia durante a gestação e a amamentação.

As profissionais ouvidas pelo EXTRA não recomendam jejuns nem após a gravidez, como Deborah Secco disse ter feito. Segundo Vânia, a atriz pode ter bebido chás e outros líquidos para “disfarçar” a fome nas 23 horas sem comer.

Sem jejum na gravidez

Durante a gravidez, a atriz Deborah Secco não fez jejum forçado, mas comia em períodos variáveis, apenas quando sentia fome.

Menos apetite

Segundo a nutricionista Fernanda Müller, a atriz sentia muita fome, e a dieta contribuiu para uma diminuição do apetite, porque evitava picos de glicose e de insulina no organismo.

Dieta low carb

A dieta não prevê corte de nenhum alimento, mas redução do consumo de alimentos ricos em carboidratos, como farinhas, açúcares, pães, massas, arroz, feijão, biscoitos e barras de cereais.

Troca de gorduras

Houve a troca de gorduras artificiais como margarina e óleo de soja por gorduras naturais como manteiga e óleo de coco.

Aumento do consumo

Houve aumento do consumo de vegetais, como verduras, legumes, castanhas e de bacon artesanal (que é mais saudável).

Postagens mais visitadas