A batalha dos macarrões integrais: Mosmann x Amália


Temos uma síndrome do carboidrato quando o assunto é alimentação… Isso lhe soa familiar: “Vou cortar os carboidratos da minha dieta, pois estou de regime?” Por que os pooooobres carboidratos levam a culpa quando mais da metade da nossa energia diária DEVE PROVIR de carboidratos?! Isso mesmo!! A recomendação Brasileira é de 55 a 75% para sermos mais exatas.
Hoje vamos desmistificar um pouco essa questão com o assunto MACARRÃO INTEGRAL trazido pelos nossos queridos leitores Tiago e Alice:
“Como adoro massas, soube da versão integral para macarrões (que dizem ser mais nutritiva). Daí comprei esse que estou mandando as fotos e pedindo pra vocês darem uma avaliada… é bom mesmo?? Agora… só 80 graminhas?? Kkk quem come só isso de macarrão?!”
“Tirei fotos de um produto integral que eu gosto demais e q espero ver um pouco mais no blog de vocês: Macarrão integral. Eu simplesmente adoro esse da Mosmann. a porção deles (3 meadas) é o suficiente para te satisfazer e deixar a sensação “hum, q gostoso, comeria mais”. Mas mais do 3 meadas dá a sensação de comi demais. Acho bem balanceado, a porção. E ele fica bom com qualquer molho.”
Agora que a questão foi levantada, vamos ver o que esses produtinhos tem a nos dizer!
Ambas as marcas salientam aspectos importantes dos seus produtos:

massa_caseira_integralMosmann

Rico em Fibras

Sim, para um produto sólido ser considerado RICO em fibras deve ter no mínimo 6 g de fibras em 100 g do produto, segundo legislação*. A Mosmannapresenta 8,8 g de fibras em 100 g! Adoraaaamos esse dado!

Sem Conservantes

Confere! Nos ingredientes não há conservantes! Ufaaaa. O macarrão Amália também cumpre esse requisito.

imagesAmália

Fonte de Fibras

Percebam aqui a diferença entre a expressão “rica em fibras” e “fonte de fibras”. Para ser FONTE de fibras o produto sólido deve ter no mínimo 3 g de fibras em 100 g do produto*. A Amália apresenta 4,7 g de fibras em 100 g. É uma boa quantidade, porém comparada à Mosmann é praticamente a metade de fibras considerando a mesma porção. Fiquem espertos ;)

Fonte de Proteínas

Sim, segundo a mesma legislação* para ser fonte de proteínas o produto deve apresentar no mínimo 10% do valor diário recomendado por 100 g. O macarrãoMosmann também cumpre esse requisito.

Ingredientes

Mosmann

Farinha de trigo integral enriquecida com ferro e ácido fólico.

Amália

Sêmola de trigo durum e farelo de trigo.
Nós adoraaaamos ver essas listas de ingredientes curtíssimas! Agora, se ambos são macarrões integrais, qual é a diferença entre eles?
Por definição da legislação**: macarrão integral é aquele produzido a partir de farinha de trigo e farinha de trigo integral e ou fibra de trigoEntão aqui temos um bom sinal porque as duas marcas optaram por usar somente ingredientes integrais nos seus macarrões, apesar da legislação não fazer essa exigência.
trigoExistem duas espécies de trigo importantes de serem mencionadas: o trigo duro (Triticum durum) e o trigo mole (Triticum aestivum). Pela moagem se produz tanto a sêmola quanto a farinha. A sêmola é obtida pela primeira passagem durante a moagem, já a farinha é obtida no final de todo processoToda farinha de trigo, por lei, deve ser enriquecida de ferro e de ácido fólico***.
casca do trigo está presente na farinha integral. É ela que dá a cor mais escura à farinha. Já o endosperma é a parte do grão que encontramos na farinha refinada. O gérmen normalmente é retirado da farinha, pois contém uma gordura que prejudica a conservação da farinha.
massa integral mosmann amalia
Comparando-se as informações da tabela nutricional encontramos:
  • Valor Energético: praticamente o mesmo nos dois produtos. Mas, aqui é que mora o perigo e um dos motivos pelos quais as pessoas fogem dos macarrões quando estão de dieta. Esse valor energético é bem altinho por si só, agora imagina com um molho? E, como disse o leitor Tiago, essa porção pode ser considerada pouca.
  • Gorduras Totais e Saturadasbaixíssimas as quantidades nesse macarrão (obaaa). Ao contrário do que vimos no macarrão instantâneo o qual pode conter mais de 15 g de gordura por este ser FRITO no seu pré-cozimento. Perdeu o post? Clique AQUI.
  • Fibra Alimentardemais a quantidade de fibras do macarrão integral! (o feito com farinha refinada tem em torno de 2 g). As fibrasservirão para dar mais saciedade, isso significa que não sentirá fome pouco depois de fazer a refeição.
  • Sódiosem sal! Muuuuito bom. Aí controlamos a quantidade de sal no molho! Vale lembrar que não é necessário colocar sal na água para cozimento do macarrão ;)
Feita essa análise percebemos que nenhum fabricante quis ressaltar esses aspectos, mas ambos poderiam ter colocado nas suas embalagens “não contém sódio” e “não contém gordura saturada”.
Classificação do Fechando o ZíperAPROVADÍIIISSIMOS!
Vocês preferem a massa feita com farinha refinada ou integral? Qual o tipo de molho que costumam acrescentar?
assinatura-fechando-ziper desvendando rótulos

Postagens mais visitadas