Criança precisa provar até 15 vezes o alimento para gostar

http://mulher.terra.com.br/vida-de-mae/crianca-precisa-provar-ate-15-vezes-o-alimento-para-gostar,a727fecbfb73e310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html



Até os seis meses, a criança só precisa de leite materno. A partir desta idade, podem começar a se divertir com alimentos sólidos. No entanto, segundo a nutricionista e colaboradora da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro Vânia Barberan, há restrições para a dieta do bebê, e os pais precisam de paciência nesta fase para que a criança conheça os alimentos e passe a gostar deles.
Quando o bebê tiver dentinhos, pode comer o mesmo que o resto da família Foto: Shutterstock











Esse processo de conhecimento de sabores é lento e deve ser gradativo. Para Vânia, não há um alimento que possa ser apontado como o ideal para as primeiras refeições sólidas do bebê, mas a dica é começar com coisas simples, de preferência algo que a mãe costume comer. Boas opções são as frutas docinhas, não ácidas, preparadas em papinhas. 
Depois da introdução do suco pela manhã e da papinha de frutas à tarde, vem a hora das papas salgadas, que podem ser preparadas com legumes, depois grãos e carnes, seja de boi, de frango e, mais para frente, de peixe. 
Paciência e persistência
A introdução de sólidos na dieta é um processo que exige dos pais boas doses de paciência e persistência. De acordo com Vânia, os alimentos devem ser apresentados de seis a 15 vezes antes de concluir que a criança gosta ou não de algo. É natural que o bebê rejeite alguns alimentos, mas pode ser um reflexo natural do bebê de cuspir. 
A nutricionista ressalta ainda que o organismo do bebê também não está acostumado a receber as papinhas sólidas. Segundo ela, nos primeiros 15 dias, a quantidade de alimento que uma criança de seis meses consegue consumir não fica muito acima de duas colheres de sopa. Isso porque além de ter o estômago pequeno, o corpo do bebê está habituado a receber apenas leite, de fácil digestão. No entanto, a evolução do organismo infantil é rápida, e a partir do momento em que os dentes tiverem nascido, o bebê já pode comer a mesma comida servida ao resto da família.
Ofereça água
“É bom lembrar que a introdução de sólidos na dieta acarreta também a de água, que deve ser tomada com frequência”, ressalta Vânia. Segundo ela, é comum que os bebês apresentem constipação no início da alimentação com sólidos, o que frequentemente é causado pela falta de água.
Caso o bebê não aceite água mineral logo de cara, uma boa opção é oferecer água de coco, que tem sabor adocicado e é rica em nutrientes.

Postagens mais visitadas