Gorduras boas ajudam a manter a boa forma e a saúde do corpo

http://www.24horasnews.com.br/m422580/gorduras_boas_ajudam_a_manter_a_boa_forma_e_a_sade_do_corpo.html

16/01/2013 02:54:00


A macadâmia é um alimento com alto teor de gordura insaturadaA castanha de caju é um fruto seco que ajuda a diminuir o colesterol
Gordura emagrece? Parece até mentira! Mas o que passa despercebido na hora de montar uma dieta para desfilar aquele corpão na estação mais quente do ano, é que existem gorduras que são fortes aliadas na perda de peso. E ainda fazem bem à saúde! É o que acontece com as gorduras insaturadas - encontradas, em sua maioria, em alimentos de origem vegetal.
Para a nutricionista Vania Barberan, eliminar a gordura da alimentação é um erro:
- Tirar a gordura da refeição é um equívoco, porque gera uma alimentação desequilibrada. Quando a pessoa tem uma quantidade boa de gorduras saudáveis no corpo, as células ficam mais flexíveis e, assim, retém menos água e sódio. E isso, consequentemente, favorece o emagrecimento.
Segundo a nutricionista, 25% da nossa alimentação diária deve ser de gorduras. Mas o importante é não tratá-las de forma igual.
- Não se deve ter essa porcentagem toda de gordura saturada, porque engorda e faz mal, principalmente as gorduras trans, que são derivadas dos processos de industrialização.
O azeite é fonte de vitamina E, A, K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos Foto: Divulgação/Extra
Confira os pratos e seus tipos de gordura:
- Gorduras "ruins" (saturadas): todos os pratos que levem carne - de frango, boi ou suína -, e produtos industrializados.
- Gorduras "boas" (insaturadas): pratos que levem azeite, como a bacalhoada, por exemplo; peixe com azeite; comidas baianas com leite de coco e azeite de dendê; pratos à base de leite de coco; e saladas com azeite.
O óleo de coco, apesar de ser uma gordura saturada, é flexível. A quantidade de ácidos graxos é muito semelhante ao leite materno, que é facilmente quebrável.
O óleo de coco tem teor de gordura saturada semelhante ao do leite materno Foto: Divulgação/O Globo
Confira abaixo dez gorduras indicadas para incluir na dieta, indicados pela nutricionista:
Óleo de abóbora, óleo de macadâmia, óleo de linhaça, castanha do pará, castanha de caju, semente de abóbora, óleo de peixe, óleo de coco e óleo de avelã.
Elimine o que não é saudável da sua dieta e faça das gorduras boas uma aliada na hora de cuidar da saúde e ter aquela barriga sequinha!

Postagens mais visitadas