Qual a melhor escolha: Torrada light ou integral?

Publicado June 24, 2013 por fechandoziper em Blog
 

Essa é mais uma matéria do blog Fechando o ziper, como achei muito interessante trouxe para a leitura de todos. 

Hoje vamos falar um pouquinho das opções de torradas que temos no mercado.  Até o momento, só tínhamos analisado a Torrada Magic Toast da Marilan, a qual recebeu uma boa avaliação, mas tínhamos ficado curiosas para saber se a versão dela integral é melhor, já que pecou na quantidade de fibras.
O leitor Marcelo, atento aos nossos posts ;) , nos enviou as fotos da versão integral Magic Toast para compararmos.
Além disso, solicitou a comparação com as torradas das versões light e integral da Wickbold.
Vamos conferir o que esses produtos têm a nos dizer? Será que é melhor torrar um pão do que comprar torradas prontas?
Antes de começarmos as comparações só vamos dar uma retomada em dois conceitos importantes:

Light

É o termo utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico ou algum nutriente, tal como açúcar, gordura total, gordura saturada, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.*

Integral

Como a torrada é o produto obtido a partir do pão, a definição do pão integral abrangerá a torrada. O pão integral é o produto preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo e farinha de trigo integral e ou fibra de trigo e ou farelo de trigo.**
Percebam que para ser considerado INTEGRAL, não é obrigatório ser feito 100% de farinha integral. Por isso, a legislação diz que no rótulo deve ser declarado o percentual dos ingredientes integrais.**

Ingredientes

Magic Toast Marilan Light

magictoastlight01Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, farinha de arroz, creme de milho, amido, composto lácteo (leite em pó desnatado, concentrado protéico de soro de leite e leite em pó integral), farinha de sojasoro de leite em pó, sal, regulador de acidez carbonato de cálcio e fermento químico bicarbonato de sódio.

Magic Toast Marilan Integral

torrada_marilan_magic_toast_integralFarinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, creme de milho, farinha de arroz, açúcarfarelo de trigo, amido, composto lácteo (leite em pó desnatado, concentrado protéico de soro de leite e leite em pó integral), farinha de aveia, sal, regulador de acidez carbonato de cálcio e fermento químico bicarbonato de sódio.

Magic Toast Marilan Light x Integral

Percebemos que são poucas as mudanças nos ingredientes desses dois produtos. Para facilitar, marcamos em negrito os ingredientes diferentes.
  • Na versão integral há o acréscimo de mais ingredientes na sua forma integral, mas percebam que os dois produtos iniciam por farinha de trigo refinada. Ficamos felizes que são ingredientes naturalmente encontrados no produto e não acrescentados industrialmente :)
  • Há poucos aditivos alimentares nos dois produtos :)
  • Não gostamos da adição de açúcar refinado da versão integral :(
  • Na embalagem da versão LIGHT, está escrito que o produto apresenta 55% menos açúcar em relação Magic Toast Original. Em relação à versão INTEGRAL, a redução é de 50%. Mas, lembramos que o açúcar presente na versão light é o encontrado na matéria prima e não o adicionado.

Wickbold Light

wickbold lightFarinha de trigo refinada enriquecida com ferro e ácido fólico, glúten, sal, fermento biológico, fibra de trigoespessante goma guar, leite em pó integral, soro de leite, farinha de soja, conservante propionato de cálcio, aromatizante, emulsificante polisorbato 80 e melhorador de farinha ácido ascórbico.

Wickbold Integral

torrada-wickbold-integralFarinha de trigo refinada enriquecida com ferro e ácido fólico,farinha de trigo integralaçúcargordura vegetal, glúten,açúcar mascavo, sal, fermento biológico, leite em pó integral, soro de leite, conservante propionato de cálcio, aromatizante, emulsificante polisorbato 80 e melhorador de farinha ácido ascórbico.

Wickbold Light x Integral

  • A versão integral também tem farinha de trigo refinada como ingrediente em maior quantidade :(
  • Acréscimo de dois tipos de açúcar na versão integral :(
  • Muitos aditivos alimentares :(
  • Na embalagem da versão LIGHT está escrito que há uma redução de 50% de gorduras totais quando comparado com a torrada tradicional Wickbold. Em relação a INTEGRAL, a redução fica em 33%.
Fica um alerta aos que possuem INTOLERÂNCIA À LACTOSE, pois todas essas versões possuem leite em pó na sua composição. Talvez um pãozinho com menos ingredientes tenha suas vantagens sobre essas torradas ;)

Informações Nutricionais

informacoes nutricionais torradas wickbold marilan light integral
OBS: tivemos que passar a porção das torradas Marilan, originalmente 25 g, para 30 g a fim de possibilitar a comparação com as da Wickbold.
  • Valor Energético: observem que, apesar de ocorrer mudanças em alguns ingredientes, não afetou muito as calorias totais dos produtos, mas há diferença nas gorduras, principalmente.
  • Açúcares: batemos nessa tecla sempre! Não nos conformamos que não há obrigatoriedade do fabricante em fornecer a quantidade de açúcar adicionado. Ressaltamos que o açúcar presente no Magic Toast Light é referente aos açúcares naturalmente presente nas matérias primas do produto, enquanto que o Magic Toast Integral possui açúcar adicionado também. Infelizmente, não temos a informação do produto Wickbold Integral, o qual acrescenta açúcar na sua forma refinada e mascavo.
  • Gorduras Totais e Saturadaquantidade menor nos produtos da Marilan. A Wickbold Integral é a única que acrescenta uma fonte de gordura ao seu produto.
  • Gorduras Mono e Poliinsaturadas: É uma pena que a Marilan não optou por fornecer esse dado opcional a fim de compararmos as quantidades. De qualquer forma, é uma quantidade pequena na Wickbold Integral.
  • Fibra Alimentarquantidade pequena em todos os produtos, bem inferiores aos produtos da categoria dos pães. Por incrível que pareça, a Torrada Light da Wickbold tem praticamente a mesma quantidade do que a Integral Wickbold!
  • Sódiomenor nos produtos da Marilan, o que equivale a 8% da recomendação máxima de sódio considerando 2000 mg/dia preconizado pela Organização Mundial da Saúde. Talvez a vantagem das Torradas em relação ao pão é que são bem leves… a porção de 30 g da Wickbold equivale a 4 unidades, enquanto que 25 g da Marilan equivale a 7 unidades.

Ranking Final do Fechando o Zíper (do melhor para pior):

  1. Magic Toast Marilan Light
  2. Magic Toast Marilan Integral
  3. Wickbold Torrada Light
  4. Wickbold Torrada Integral
No fim, ainda ficamos com a versão LIGHT da Marilan, apesar de ter menos fibras, a diferença não é tãaao significativa quanto a Integral, e a light não possui o acréscimo de açúcar.
Vocês preferem comprar torrada pronta a torrar o pão?
Fonte:
*Portaria n˚ 27, de 13 de janeiro de 1998.
**Resolução RDC n˚90, de 18 de outubro de 2000.

Postagens mais visitadas