Perigo em nova dieta: comer algodão para emagrecer pode obstruir o intestino


Dieta das bolas de algodão é mostrada em vídeo do Youtube
Dieta das bolas de algodão é mostrada em vídeo do Youtube Foto: Reprodução
Camilla Muniz
Tamanho do texto A A A
Uma nova dieta que, quem diria, propõe o consumo de algodão embebido em suco de frutas ganhou o mundo esta semana. Chamado “dieta da bola de algodão”, o regime prega que o material dá saciedade e, assim, evita a ingestão de alimentos ricos em gordura e carboidratos, o que resulta em emagrecimento. Mas seguir esse programa pode levar à obstrução do intestino e até à morte.
Segundo o gastroenterologista e endoscopista Jimi Scarparo, membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopista Digestiva, o algodão ingerido vai formando uma grande bola no estômago, que pode descer para o intestino. Como o órgão tem diâmetro pequeno, ele pode se romper, causando uma infecção generalizada.
‘Um ato de insanidade’
Scarparo explica que casos assim são considerados emergência cirúrgica.
- Todo o conteúdo do intestino vaza e invade o sangue. O risco de morte é grande - afirma o médico, que também é chefe do serviço de endoscopia do Hospital Ipiranga.
Tal consequência seria parecida com o que ocorre com pessoas que comem os próprios cabelos devido a um distúrbio psiquiátrico. Os fios formam o que se chama de tricobezoar gástrico, uma bola de pelos que obstrui o estômago.
Outros perigos do consumo de algodão para emagrecer são anemia e desnutrição, já que a presença do material no intestino atrapalha a absorção de ferro e demais nutrientes.
De acordo com o gastroenterologista, mais prejuízos podem surgir devido às substâncias adicionadas ao algodão nas indústrias.
- Não se sabe os efeitos desses produtos químicos no organismo - diz Scarparo.
Para a nutricionista Vânia Barberan, que classifica como “ato de insanidade” comer algodão, seguir a nova dieta pode ser sinal de algum distúrbio psicológico.
- É praticar um ato contra si mesmo - critica a especialista, colaboradora do Conselho Regional de Nutricionistas 4ª Região.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/perigo-em-nova-dieta-comer-algodao-para-emagrecer-pode-obstruir-intestino-10905598.html#ixzz2lzu02NXx

Postagens mais visitadas