3 passos para escolher um bom chocolate!

Fonte e link: http://fechandoziper.com/blog/alimentacao-saudavel/3-passos-para-escolher-um-bom-chocolate/
Quando faltava mais de 1 mês para a Páscoa, já víamos os supermercados cheios de ovos de chocolate. Ontem mesmo, vimos uma criança encantada com um chocolate na forma de taça da Copa do Mundo!
Nessa época do ano, os fabricantes não poupam com a criatividade das formas e das embalagens dos doces para chamar a atenção da criançada, principalmente. Mas, e a qualidade nutricional do chocolate? Será que é tããão boa assim?
Inspiradas por essa época do ano e pelas dúvidas enviadas por e-mail por alguns leitores, resolvemos trazer esse assunto de forma bem prática para que você possa fazer uma escolha mais saudável quando o assunto é chocolate. Vamos lá?!

Passo 1: Quanto maior o teor de cacau, melhor!

Os polifenois, ou compostos fenólicos, presentes no cacau têm sido largamente estudados em razão dos efeitos benéficos que propiciam à saúde, como capacidade antioxidante, atividade cardioprotetora e atividade anti-inflamatória.*
Por isso que, quanto maior o teor de cacau, melhor! Pois, maior será o conteúdo de compostos fenólicos. Sentimos muito pelos amantes do chocolate branco, no qual não há os polifenois.

Perguntas dos leitores:

Como pode em um chocolate que se diz 55% de cacau ter o primeiro ingrediente açúcar e só depois aparecer a massa de cacau?
Segue embalagem do Chocolate Garoto que alega ter 55% Cacau, mas na lista de ingredientes aparece o Açúcar em primeiro lugar, portanto o produto que está em maior quantidade. Tem mais de 55% de açúcar?! Como isso é possível?!?
Chocolate garoto-2 (1)
Segundo a legislação**, o chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados do cacau – MASSA (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em PÓ e/ou MANTEIGA de cacau.
Assim, TODOS esses ingredientes entram na hora de contabilizar o PERCENTUAL DE CACAU. Por isso que, apesar de ter o açúcar como ingrediente em maior quantidade, o chocolate pode ser considerado 55% cacau, pois é a soma dos ingredientes em destaque que resultam no percentual indicado na embalagem.

Como escolher no supermercado?

  • Procure, na lista de ingredientes, o chocolate que inicie por massa de cacau ou por cacau em pó.
  • Evite que o açúcar seja o ingrediente em maior quantidade, ou seja, que não esteja no primeiro lugar na lista de ingredientes.
  • Prefira os chocolates que afirmam claramente na embalagem o teor de cacau, pois até o momento, não há obrigatoriedade por parte das empresas em informar o percentual de cacau de seus produtos. Apenas que os fabricantes cumpram, para um chocolate ao leite, o mínimo de 25% de cacau. Mas, vamos combinar que é um percentual baixíssimo!

Passo 2: Opte por aquele com apenas a manteiga de cacau como fonte de gordura

Pergunta do leitor:

É melhor comer chocolate com 70% de cacau ou mais (ingredientes mais naturais) mesmo tendo mais gordura saturada ou comer chocolate ao leite (ingredientes mais artificiais) com menos gordura saturada?
Temos lido*** o seguinte:
Embora seja conhecido que o consumo de gorduras saturadas aumenta os níveis de colesterol, o consumo regular de manteiga de cacau e chocolate rico em cacau não se relaciona a esse aumento. As quantidades de ácido graxo esteárico, presentes no cacau, são responsáveis pelo efeito neutro sobre o metabolismo do colesterol.
Deve-se ter cuidado, no entanto, com chocolate confeccionado com leite, pois a sua gordura pode conter grande quantidade de ácidos graxos mirístico e láurico, que conhecidamente aumentam o colesterol.

Como escolher no supermercado?

  • Olhe a lista de ingredientes e fuja dos que contem “gordura anidra do leite”, “gordura vegetal”, “leite em pó integral”, “gordura da manteiga”, “gordura láctea”.
Exemplo prático! Olhem a diferença desses dos dois chocolates:
chockolah
hersheys ao leite

Passo 3: Se não for diabético, não consuma o chocolate diet!

Afirmamos isso, pois, em geral, temos visto que o fabricante compensa a retirada do açúcar, com o aumento do conteúdo de gordura para satisfazer ao paladar.
Muitas pessoas, com o objetivo de “não engordar”, optam pelo diet achando que estão fazendo a melhor escolha. Mas, isso pode não ser verdade. Veja o exemplo abaixo.
Pegamos o chocolate ao leite diet da Nestlé (da esquerda) e o comparamos com a versão ao leite tradicional (da direita). Mesmo a diferença, nesse caso, não sendo muito significativa, o diet possui mais gordura do que o normal. Note que é preciso fazer a conversão, pois as porções estão diferentes!
chocolate nestle diet
nestle ao leite normal

Gostou do passo-a-passo? Teste seus conhecimentos no supermercado e depois nos conte que chocolates cumprem esses critérios! Iremos gostar de saber :)
Fontes:
*EFRAIM, P. et al. Revisão: Polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Braz. J. Food. Technol. Preprint Series, n. 448, 2011.
**Resolução RDC n˚ 264, de 22 de setembro de 2005 da ANVISA.
***Santos R.D., Gagliardi A.C.M., Xavier H.T., Magnoni C.D., Cassani R., Lottenberg A.M. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40.
- See more at: http://fechandoziper.com/blog/alimentacao-saudavel/3-passos-para-escolher-um-bom-chocolate/#sthash.dgkA55W4.dpuf

Postagens mais visitadas