terça-feira, 30 de junho de 2015

Postado por Vânia Barberan às 13:45    Sem comentários
Granola caseira, banana da terra, batata doce e água. A composição da merenda da filha da apresentadora Bela Gil, que postou uma foto do lanche nas redes sociais, causou polêmica entre pais preocupados em oferecer uma alimentação saudável aos pequenos, sem exagerar na dose. Para ajudar na escolha adequada, especialistas dão dicas de como montar as merendeiras com alimentos nutritivos e de acordo com o paladar das crianças.
— No horário desse lanche, o ideal é sempre privilegiar frutas. E os pais são exemplos, eles também têm que comer — recomenda a nutricionista Vânia Barberan — É melhor que um joelho, uma coxinha ou um misto quente, por exemplo.
A especialista alerta para evitar sucos de caixinhas que possuem uma quantidade elevada de açúcar na composição. Segundo ela, o ideal é fazer o preparo em casa.
— Limão é barato e todo mundo tem em casa. Você pode espremê-lo na água e colocar um pouco de açúcar. É simples, e as crianças adoram. Suco natural em caixinha, sem adição de açúcar, é sempre possível. Não é barato, mas tem no mercado.
Apesar de não é ser o mais comum de ver nas merendeiras da criançada, a nutricionista aprovou a merenda montada por Bela Gil:
— Acho que é ótima essa merenda escolar. Achei o lanche o máximo. Todo mundo fica mandando biscoito recheado e ninguém fica discutindo isso. Acho que a indústria também está se adequando, mas se a gente puder discutir comida de verdade para crianças, estaremos ganhando um adulto com saúde — comenta.
Já a nutricionista Elaine de Pádua afirma que uma boa composição de lancheira deve reunir carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Sua dica para os pais é montar cardápios mais coloridos:
— A Bela Gil fez uma lancheira muito natureba. Colocou muito carboidrato e pouca proteína. Não achei equilibrada. Saudável é uma coisa, equilíbrio é outra. É uma lancheira sem cor. Minha dica principal é equilibrar algo com o que a criança goste. Pode raspar um pouco de chocolate sobre a fruta para ver se a criança gosta. Fazer uma brincadeira — sugere.
Confira outras 5 dicas para a merendeira de seu filho:
1. Sempre adicione uma fruta na merenda escolar
2. Evite alimentos industrializados com alto teor de açúcar, gordura ou sódio
3. Evite barrinhas de cereais com menos de 4g de fibra por unidade
4. Dê preferência a chocolates com mais de 50% de cacau
5. Use fibras na preparação de alimentos, como farinha integral e quinoa
*Estagiário, sob supervisão de Daniela Dariano


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/nutricionistas-analisam-lanche-da-filha-de-bela-gil-dao-cardapios-praticos-16327528.html#ixzz3ea31rGBV

0 comentários:

Postar um comentário